Pesquisa clínica e SUS: Padilha diz como parceria produtiva vira acesso
Publicada em 5 de maio, 2026.
Atualizada em 14 de julho, às 14:02.

No meio da rotina corrida, saúde costuma parecer algo distante até que precise virar “na prática”. Foi nessa lógica que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, usou o Fifarma Annual Summit 2026 para defender uma ideia direta: inovação em saúde só anda quando combina política pública, produção local e ciência.
O evento acontece nesta terça-feira (05) e reúne participantes de vários países para discutir desafios e oportunidades no desenvolvimento de tecnologias em saúde. A mensagem de Padilha foi que o Brasil quer integrar inovação ao cuidado para fortalecer a soberania nacional.
Para organizar essa conta, ele comparou o setor a um fogão de casa. Ter a receita (a pesquisa) sem o preparo (o caminho que transforma conhecimento em tratamento) deixa a comida no plano das intenções. Na fala, o “preparo” aparece como articulação entre políticas públicas, produção e ciência, mirando acesso a terapias e sustentabilidade do sistema.
Padilha também situou o papel do Sistema Único de Saúde (SUS): o atendimento vai de ações da atenção básica a procedimentos de alta complexidade, como transplantes, beneficiando mais de 200 milhões de pessoas.
O que muda na prática
A defesa do ministro passa por regulamentação e por um esforço industrial ligado ao Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis). Um ponto citado foi a regulamentação da Lei de Pesquisa Clínica, apresentada como avanço para dar mais segurança jurídica a estudos e, com isso, apoiar investimentos em inovação.
Ele também mencionou atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com medidas voltadas a agilizar registros, para ampliar o acesso da população a novos tratamentos.
Quando o assunto vira execução, Padilha citou números de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs). Em 2025, foram anunciadas 31 novas PDPs, com previsão de transferência de tecnologia para produção nacional de medicamentos, vacinas e outras tecnologias em saúde. Entre as áreas citadas estão tratamento de câncer e doenças raras, além de esclerose múltipla.
O recorte do cenário atual, segundo a fala, é: 162 PDPs vigentes, com R$ 36,8 bilhões em investimentos, envolvendo participação de instituições públicas e privadas.
Para acelerar pesquisa clínica com foco no SUS, Padilha citou o Programa Nacional de Pesquisa Clínica (PPClin), lançado em abril. A proposta, conforme descrita, é criar diretrizes para aproximar instituições científicas, órgãos reguladores e setor produtivo para transformar conhecimento em soluções práticas ao SUS.
No mesmo conjunto de anúncios, foi citado investimento de R$ 120 milhões em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Também apareceu um total: de 2023 a 2025, os investimentos em pesquisa clínica somaram mais de R$ 1,4 bilhão, quase o triplo do valor do período anterior.
- Público-alvo: acesso do SUS em diferentes níveis, incluindo alta complexidade
- Eficácia: prioridade em pesquisa clínica e transferência de tecnologia via PDPs
- Estratégia: integração entre inovação, produção e políticas públicas para soberania
- Financiamento: investimentos citados em PDPs e fortalecimento da pesquisa clínica
Ou seja: o ponto de fundo é tirar a pesquisa do isolamento e conectar o que se descobre ao que chega para quem usa o sistema. E aí, pensando em quem depende do SUS, a promessa anunciada é clara: pesquisa e produção mais organizadas para virar acesso com mais velocidade.
